sexta-feira, 27 de abril de 2012


Riquezas e Miséria de antigamente
Como todos os esforços eram dirigidos á extração do ouro, quase não se cultivava a terra na região das Minas . Assim , alimentos e outros produtos tinham de vir de regiões como o Nordeste, o Sul e o Leste ,transportados no lombo de mulas.Não eram apenas os africanos escravizados que sofriam com o trabalho excessivo e insalubre ; ás vezes os proprios donos das minas enfrentavam a fome , a doença e a morte prematura .Entre 1700 e 1713 as minas foram assoladas por crises cíclicas de fome. Os ricos proprietários de terras tiveram de comer cães , gatos e insetos .Os trabalhadores que, além da fome , tinham de cumprir longas jornadas na lavagem de ouro , com os pés sempre imersos na água . Enfraquecidos e esgotados , os moradores das minas eram vítimas fáceis de doenças e epidemias.


Riquezas :

Riquezas e Misérias atuais

Miséria : O Brasil, apesar de ser um país rico tanto economicamente quanto em historia e cultura é um país que também sofre com a desigualdade social, pois apesar de toda essa riqueza, ela se encontra concentrada na mão de poucos.Hoje a fome e a miséria atinge grande parte da população, principalmente nas áreas mais afastadas onde as condições para se ter uma vida digna são escassas o Nordeste é uma das regiões que mais sofre com esse problema, isso porque a maior parte da riqueza nacional está concentrada nas regiões sul e sudeste.Porém, em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte também é um problema que atinge parte da população, mas que felizmente nos últimos anos o problema da miséria e da fome está sendo amenizado, porem, ainda está longe do ideal.Entretanto a fome e a escassez de alimentos afeta de uma forma bem ampla um grande território nacional onde atinge um grande número de pessoas, já que no mundo há cerca de 100 milhões de pessoas sem nenhum teto para morar, 1 bilhão de pessoas analfabetas dentre muitos outros índices altíssimos de precariedade no país.
 


Riquezas : é a situação referente à abundância na posse de dinheiro e propriedades móveis, imóveis e semoventes; o contrário de pobreza. Também se aplica à condição de alguém ter em abundância um determinado bem de valor. A riqueza também pode ser medida pelo acesso aos serviços básicos, como saúde, etc. Rica é a pessoa que acumulou substancial riqueza em relação à sociedade na qual vive. Sem dúvida, a riqueza implica acordo social que faça valer o direito de propriedade, através de numerosos meios legais de proteção.O conceito de riqueza é relativo e não varia apenas entre pessoas de diferentes países, mas entre pessoas de um mesmo país. Por exemplo, um patrimônio de US$1.000.000,00 em muitas partes do Meio-Oeste americano colocaria qualquer pessoa entre as mais ricas da região, mas não seria uma quantia tão impressionante na região do Upper East em Nova York Sem contar que tal quantia seria fabulosa nos países em desenvolvimento.

Componentes do grupo : 
Julia Messerchmidt ,Karol Moro ,Thaisa Cruz, Martielle Martins ,
Matheus Oliveira e Gabriel Pires .







5 comentários:

  1. Nosso trabalho foi para relatar o que acontece nos dias atuais, foi interessante faze-lo pois aprendi muito sobre o assunto.
    Gabriel Pires 7ª20

    ResponderExcluir
  2. Very Nice !! Bom o trabalho de voces , as imagens estao de acordo com o texto.Muito bom voces falaram da miseria no brasil e antigamente isso é uma coisa bastante importante na nossa sociedade atual,Excelente!!

    ResponderExcluir
  3. O trabalho é sobre um determinado assunto complicado,foi bem interressante fazer.
    Martielle 7ª20

    ResponderExcluir
  4. Nossa esse trabalho ficou ótimo aprendi coisas muito interessantes e faz com que todas as pessoas que olham esse blog aprendam coisas novas sobre o assunto da miséria que esta cada vez maior no brasil e no mundo e esse trabalho serve para abrir nossos olhos e fazer alguma coisa a respeito disso.não só esse trabalho como de todos os outros e o blog da profª Vera ficou ótimo porque ela fez um trabalho muito legal junto com todos os seus alunos.CAROLAINE COSTA,BRUNA KAOPF E SABRINA GODOY

    ResponderExcluir
  5. Eu achei super interessante esse trabalho.Não entendo como um lugar onde é cheio de riquezas pode haver tanta miséria..

    Gostei bastante das imagens da igreja pois sou católica e sou viciada em catedrais onde são bonitas e ricas de conteúdo..

    Rafaela santos da silva..

    ResponderExcluir