segunda-feira, 23 de abril de 2012

Rio sena


Rio Sena


Localização


O rio Sena é um rio do norte de França que banha a capital, Paris e que desagua no Oceano Atlântico. Tem uma extensão de 776 km.
Nasce a 470 metros de altitude, na Meseta de Langres, em Côte-d'Or. O seu curso tem uma orientação geral de sudoeste a noroeste. Desagua no canal da Mancha, perto de Le Havre. A área da sua bacia hidrográfica é aproximadamente de 75 000 km².
Importância econômica


O entulho proveniente das demolições, assim como o transporte de materiais para construção, areia, pedra, cimento e concreto, além de terra de escavação, são produtos que navegam pelas águas do Sena. O carvão que abastece as usinas termoelétricas também é transportado por esse meio, para evitar congestionamento e poluição ambiental e sonora causada pelos caminhões, assim como o transporte de peças volumosas. O trigo, da famosa baguette francesa, também utiliza a hidrovia, pois os importantes moinhos estão localizados nas margens do Sena.
O transporte turístico de passageiros pelo Sena é uma atividade tradicional em Paris, com seus famosos bateaux mouches, barcos moscas. O número de turistas na França supera os 80 milhões, e a grande maioria visita Paris. Como as principais atrações turísticas de Paris estão localizadas junto as margens do Rio Sena ou nas suas proximidades, de 200 a 500 metros, a Prefeitura de Paris está elaborando um projeto de interligação dos diversos trechos das margens do rio.
Paisagens

 
Vista noturna do Sena

 
Sena em Paris

 
Sena com o centro financeiro La Défense ao fundo, em Paris

  bateaux mouches
 
Poluição

Conhecido como o rio dos namorados, o rio Sena na França é um importante instrumento econômico para o país e principalmente para a capital, Paris, banhada por suas águas.
Mas, como a maioria dos rios que cruzam as áreas urbanas, o Sena também sofreu e sofre com a poluição. Para tentar resolver esse problema, em 1990, o prefeito de Paris, Jacques Chirac, deu início ao programa de despoluição do rio, prometendo aos parisienses que dois anos mais tarde, o rio estaria tão limpo que poderiam se banhar nele. Infelizmente, parece que essa promessa ainda não foi cumprida.
O mais recente projeto que envolve o rio Sena, em Paris, propõe quatro objetivos:
  • Aumentar o acesso ao rio, e fazer suas margens mais seguras.
  • Fazer a travessia do rio, mais fácil.
  • Propor novas atividades culturais, econômicos e desportivos, disponíveis para uma vasta população, durante todo o ano, em um cenário natural.
  • criar uma “cara nova” para as margens. Mais apropriado para o rio, e que promova o desenvolvimento da biodiversidade.
O projeto propões pelo menos 9 áreas de saneamento, sendo 4 na margem direita, e 5 na margem esquerda. Cada área será redesenhada de forma individual, mas de forma geral, na margem direita o principal objetivo é reduzir o tráfego intenso de veículos a um custo de aproximadamente 40 milhões de euros.
Gabriel 8ª24

 

Um comentário: