segunda-feira, 23 de abril de 2012

rio reno


rio reno


O Reno nasce nos Alpes, no leste da Suíça, no cantão de Grisões, a montante de Coira, e é o resultado da confluência de dois rios, o Reno Anterior e o Reno posterior .

Desagua no mar do Norte misturando suas águas com as do rio Mosa no grande delta. Atravessa ou acompanha seis países: a Suíça, a Áustria, o Liechtenstein, a Alemanha, a França e os Países Baixos. Constitui a fronteira natural entre a Suíça e o Liechtenstein, entre a Alemanha e a Suíça e entre a Alemanha e a França.

Economia

Entre a cidade de Basileia e seu estuário, o Reno atravessa uma das zonas mais densamente povoadas da Europa ocidental, historicamente rica em comércio, e desagua onde se desenvolveu a cidade de Roterdã, nos Países Baixos, o mais importante centro portuário europeu.

O Vale do Reno também foi o berço de uma das principais regiões da Revolução Industrial, a região do Ruhr, que beneficia de uma importante reserva de recursos minerais, de fácil acesso e favoráveis ao desenvolvimento da industrialização.

Desde a Convenção de Mannheim de 1868, o Reno é considerado uma região de águas internacionais da última ponte da Basileia até o mar do Norte, assegurando à Suíça um acesso livre ao mar. A sede da Comissão central pela Navegação do Reno é em Estrasburgo. Fundada em 1815 durante o Congresso de Viena, é a mais antiga organização internacional.

Em 2000, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) inscreveu os 65km do Vale Médio do Reno na l

ista do Patrimônio Mundial, juntamente com o rochedo da Lorelei, perto da cidade de Saint-Goar, na Alemanha.

Em 2004, foi feita uma despoluição no rio, no valor de 15 bilhões de dólares.

nome:rodrigo de oliveira wilges de carvalho

Série;8ª24

Nenhum comentário:

Postar um comentário