segunda-feira, 23 de abril de 2012


   Rio Danúbio
Rio da Europa. É o segundo maior rio europeu, com uma extensão de 2850 quilômetros, na sua maior parte navegável. Nasce na floresta Negra, na Alemanha, e desagua no mar Negro. O seu curso orienta-se de oeste para leste; Nas Portas de Ferro, junto da fronteira com a Romênia, atravessa os Alpes da Transilvânia e divide-se em três ramos que vão desaguar no mar Negro, formando um delta que alberga uma fauna e uma flora variadas. Viena, Budapeste e Belgrado situam-se nas suas margens. Desde há muito que é uma das principais vias de transporte fluvial da Europa. Inspirou uma das mais belas valsas vienenses.

Importância Econômica:A sua grande importância estratégica se deve a que, ao formar a maior parte da Europa Oriental, sempre serviu de rota natural entre a Europa do Norte, a Europa de Leste, a Europa Ocidental e a Europa Mediterrânica ou do sul. Mas, pelo mesmo facto de estar no centro, a bacia do Danúbio tornou-se uma terra de invasões, de coexistência (nem sempre pacífica) de numerosos grupos humanos cultural e etnicamente distintos, de sobreposição ou justaposição de sistemas políticos diferentes, e do desenvolvimento de diversos modos de vida. Percorre diversos centros urbanos com elevados padrões industriais, evidenciando sua fundamental importância de ordem econômica


Poluição:A Hungria tenta prevenir a contaminação do rio Danúbio, após o derrame tóxico que matou muitas pessoas. O rio é alvo da poluição, uma vez que é lançada em suas águas uma infinidade de poluentes, fato que é amenizado devido a uma espécie de filtragem dos detritos de forma natural, onde se encontra uma grande riqueza de fauna e flora. O Danúbio não é marcado somente pelo seu potencial econômico e logístico, mas também pelo elevado volume de poluentes que recebe ao longo de seu trajeto pelo continente que são oriundos de diferentes fontes desde resíduos urbanos( esgotos e outros), orgânicos, agrotóxicos e industriais. Hoje, despoluído, chega ao mar Negro formando um belíssimo delta.  






                             Ana Luiza, Isadora e Thauane 8º24











 


3 comentários:

  1. é bom saber q a população e as autoridade das cidades q são banhadas por esses rios estejam cuidando cada fez mais dessa poluição q no passado foi muito grande,muito bom thauane parabéns.

    ResponderExcluir