sexta-feira, 27 de abril de 2012


Mar Do Norte


O Mar do Norte é um mar do Oceano Atlântico, situado entre as costas da Noruega e da Dinamarca ao leste, a costa das Ilhas Britânicas ao oeste e a Alemanha, Países Baixos, Bélgica e França ao sul.
Uma baía do Mar do Norte, chamada Skagerrak, localizada entre a Dinamarca, a Noruega e a Suécia, que se comunica ao Kattegat, faz a sua ligação com o Mar Báltico. A comunicação entre o Kattegat e o Mar Báltico se faz através do estreito de Öresund, do Grande Belt e do Pequeno Belt. O Mar do Norte conecta-se com o resto do Atlântico ao sul, através do Estreito de Dover ou Canal da Mancha e ao norte através do Mar da Noruega. 

Recursos naturais

Existem importantes reservas de petróleo e gás natural abaixo do seu leito, e suas águas são muito exploradas pela pesca.


Curiosidades

Na série de livros Harry Potter, é onde fica localizada a prisão de bruxos, Azkaban.
  • A superfície do Mar do Norte é de aproximadamente 575000 km², o volume de água é de cerca de  54000 km³.
Seu ponto mais profundo, no Buraco do Diabo, tem 450 metros, enquanto que o mais raso, no Doggerbank, tem 13 metros. A profundidade varia de 40 metros no sul a 15-30 metros no norte.








5 comentários:

  1. Olá , sou Cassandra Ribas ajudei nesse trabalho e achei muito interessante pois uma das curiosidades era que lá foi gravado o filme Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, gostei de saber que é um mar que fica no Oceano Atlântico o mais movimentado do mundo pois o transporte de navios é bem grande.

    ResponderExcluir
  2. Nós Michelli e Patricia: Adoramos o trabalho da Bianca e da Cassandra, elas nos mostra como seus recursos naturais são importantes, pois há uma reserva de petróleo a baixo do seu leito.Nos mostra também como o mar do norte é profundo com cerca de 450 metros.
    Gostei do trabalho das gurias porque nos dá a entender como o mar norte é importante e lindo.

    ResponderExcluir
  3. Achei interessante esse trabalho porque ele deixa claro a importância desse rio, a sua localização e a importância econômica, Gostei também das imagens são muito bonitas.. Parabéns pelo trabalho..

    ResponderExcluir
  4. Achei muito interessante esse trabalho não sabia dessas coisas não, nunca pensei que Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban tinha sido gravado lá até achei que os diretores do filme tinham criado o cenário!....

    Gostei!!!!!...

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o comentário do Lucas, também achamos muito interessante saber que o filme foi gravado lá. Muito obrigado pelos comentários de todos!

    ResponderExcluir