segunda-feira, 23 de abril de 2012


RIO VOLGA
O rio Volga, é, com os seus 3688 km, o mais longo rio da Europa, e também o maior do continente em caudal e na área de bacia hidrográfica. Nasce no planalto de Valdai, no norte da Rússia, corre pela planície russa e desagua no mar Cáspio, sendo portanto um rio de drenagem exorreica.
A bacia do Volga alberga uma grande variedade de povos e culturas. O vale do Volga concentra desde a Segunda Guerra Mundial uma parte importante da indústria russa. O rio também tem um papel incontornável no imaginário russo, e inspirou a literatura e música do país.
O rio Volga é uma importante via fluvial de comércio. Atravessa as grandes planícies da Rússia, indo desaguar em forma de um grande delta. Por meio de canais, interliga os mares Branco, Báltico, Cáspio, Azov e Negro, formando uma via fluvial importante para o transporte de bens no interior da Rússia. O Volga possui grandes trechos navegáveis, e também desníveis que permitem o uso da força de suas águas para a geração de energia elétrica. O escoamento do rio é hoje regularizado inteiramente através de barragens.
A navegação do Volga ampliou-se durante o governo de Stalin com a construção de grandes barragens, e é de grande importância para a navegação fluvial e dos transportes na Rússia: todas as barragens no rio foram equipadas com grandes bloqueios navais, de modo que os navios de grandes dimensões podem realmente viajar a partir do mar Cáspio em percursos longos para montante.


Érika e Thaís 

4 comentários:

  1. Achei muito bom o trabalho de vocês.Adorei saber que possui grandes trechos navegáveis, e também desníveis que permitem o uso da força de suas águas para a geração elétrica porque eu não sabia que um rio poderia gerar energia. Muito legal...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. intereçante velho sei bastante agora do rio reno q vcs fizeram muito fera

      Excluir
    2. gostei muito do trabalho bem argumentado e sem se prolongar muito ,direto ao ponto.

      Excluir
    3. Achei muito bom o trabalho de vocês.Adorei saber que possui grandes trechos navegáveis, e também desníveis que permitem o uso da força de suas águas para a geração elétrica porque eu não sabia que um rio poderia gerar energia. Muito legal...

      Excluir