segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Olá turminha!!Os vídeos que aqui estão, não são para distração. Por favor, também não deixem de ver todos. São muito importantes e mostram os dois lados de um continente que muito pouco se ouve falar. O primeiro vídeo mostra o continente africano, o segundo vídeo é bastante crítico e conta a história da África, o terceiro vídeo, mostra uma África que poucos conhecem. O quarto vídeo é um reflexão.


Depois que assistirem aos vídeos, quero que escrevam um texto, colocando tudo o que entendeu dos vídeos. É um texto único, mostrando a África que você viu e o que entendeu dela. Faça um texto crítico.O valor desse trabalho é 20 pontos.















41 comentários:

  1. Todos falam da África, sobre o que os governadores precisam fazer para mudar a situação por lá, mas ninguém se prontifica para ajudar.
    A África é muito rica no que se refere a fauna e a flora, estudos mostram que todos nós viemos de lá, por isso que se diz que a África é o "berço do mundo".
    Existem diversas etnias na África, cada uma com seus costumes, suas crenças. A mais de um século as divisões feitas pelo povo que habitava esse continente, não foram respeitadas. As potências colonizadoras dividiram a África como bem entenderam, provocando guerras entre os povos da região, também foram postos limites artificiais delimitando ainda mais a África. França e Reino Unido eram as que mais detiam colônias por lá.
    Na África, alguns tem muito, outros não tem nada. Lá o que se ganha trabalhando, quase não dá pra comprar comida. O dinheiro que os trabalhadores ganham não atende toda as suas necessidades.
    É comum relacionar a África com filmes, com belas florestas e paisagens. A maioria não se importa com a realidade de lá, onde as pessoas não sabem o que vão comer no outro dia, não sabem como vão alimentar seus filhos.
    Também existem muitas doenças por lá, inclusive a AIDS que passa de geração em geração e vai matando milhões de pessoas.
    A miséria só diminuiria se novas oportunidades de empregos fossem disponibilizadas através do governo, se as pessoas deixassem de ser egoístas e pensassem também no próximo.

    Vinícius Audino 8ª24



    ResponderExcluir
  2. Entendi que a Africa é um continente com uma cultura diversificada,e varios setores economicos desde o mais rico ao mais pobre,mas o que predomina é o pobre.Na Africa a varias religioes com crenças diferentes.
    Esse continente apresenta a terceira maior extensão mundial. é cortado pelo equador e pelo meridiano de Greenwich (parte ocidental). Na parte oeste, é banhado pelo oceano Atlântico; na parte sudeste, pelo oceano Índico; na parte leste, pelo mar vermelho e ao norte, pelo mar mediterrâneo.é um dos paises com mais pobreza do mundo.
    A Africa foi dividida,e isso foi um grande causador de varias guerras entre os povos.
    Ela observada de longe pode ser admirada,mas ela observada do seu interior,pode se perceber q sofre varios conflitos e dificuldades.

    ResponderExcluir
  3. A África é um continente enorme,apresenta grande diversidade étnica,cultural e politica.É o continente mais pobre de todos,tem um clima:equatorial,tropical,desértico e mediterrâneo.
    Ao londo do litoral do mar mediterrâneo e da África do sul,sobressai a chamada vegetaçao mediterrânea.
    A história do povo africano começou a mudar no ano de 1984 quando as potências colônias europeias decidiram dividir o continente,assim,limites não foram respeitados,ora separando tribos,colocando num mesmo território tribos inimigas,isso gerou muitas guerras entre países.
    A África é um país de muita miséria,crianças nao tendo oque come,as doenças principalmente como a AIDS.
    Mas tem também uma outra África,digamos assim:com lindas paisagens,com lindas cidades,prédios bem construidos....
    Muitas vezes nós reclamamos da nossa vida mas grande parte das crianças da Áfria não tem oque comer,beber,não tem lazer,não tem esperanças e nós temos,então vamos repensar quando desrespeitamos nossos pais porque é por eles que a gente não passa fome nem sede,etc.Então vamos dar valor ao que a gente tem.

    ResponderExcluir
  4. Nos vídeos somos capazes de perceber que a África apresenta grande diversidade étinica, cultura e politica, e deixou visisvel as condições de pobreza. mas os videos mostrou também um lado da África mais bonito, o lado que a grande maioria das pessoas ao pensar na África imagina ser assim animais como elefantes, girafas, zebras entre outros animais, desfilam livremente pela paisagem.
    Os vídeos não mostra apenas isso mas, mostra também os vários povos deixando testemunhas ainda mais antiga das suas civilizações. Os mais antigos fósseis, com cerca de cinco milhões de anos.
    Tendo as regiões norte e sul quase todas deserticas. Alguns rios são muitos extenssos e volumosos, estão localizados em regiões tropicai e equatorias, outros atravessam áreas desérticas, tornando a vida possivel ao longo de suas margens.
    Mas a htória do povo africano começou a mudar no ano de 1884 na cida de Berlim capital da Alemanha. Nesse ano as potencias colonais decidiram dividir o continente. Foram criaos fronteiras artificias que atendiam os interesses dos colonais artificias que atendiam os interesses dos colonizadores. As novas fronteiras determinadas de acordo com a força militar e politica de cada potêcia. As diferenças etnícas e culturais não foram levadas em consideração.
    A colonização Europeia deixou grandes sequelas para a África por exemplo: a miséria, milhões de refugiados, a fome e as doenças principalmente a AIDS.
    A África está cada vez sendo mais esquecida pela população mundial ou talvez até se lembrem mas, nao fazem nada para ajudar nos problemas que ela tem!!

    ResponderExcluir
  5. A Africa em sua beleza agrega as mais belas paisagens e faunas,animais de toda sorte podem ser encontrados lá.Rios de grande importância e secas;florestas exuberantes e desertos e também magníficas montanhas.Berço de Grandes Civilizações e da própria humanidade.Com um contingente de artefatos e descobertas históricas enorme.
    Infelizmente nem tudo é belo o lugar também é assolado pela fome ,miséria, guerra...tudo.O continente africano foi afetado pela escravidão,pelo colonialismo,pelas guerras civis,pela segregação. O preconceito causou também muitas discussões.A divisão da Africa levando em conta os interesses econômicos e não as diversidades étnicas e culturais foram outra trincheira em sua história.
    Nosso orgulho nos amarra e faz-nos não ajudar o nessecitado! Quantas vezes se lembrou ou se preocupou com seu amigo com dificuldades econômicas?Se nenhuma imagine só a respeito dos africanos!Nosso problema é que nos preocupamos apenas com nosso mundo e nossas vontades e desejos mais fúteis,provando nosso orgulho e preconceito.Comparado àquele que não tem comida somos grandes tolos quando reclamos que a comida está ruim,fria e por aí se segue uma teia de falatórios,reclamações e mais asneiras.
    Há doenças que assolam a Africa atualmente, principalmente a AIDS que está ajudando a acabar com a população africana.Organizações que ajudam a Africa ou outros destinatários,sejam governamentais ou não precisam ser ajudada por nós.
    Precisamos deixar o orgulho de lado,arrancar o preconceito do peito,cortando pela raiz o que nos impede de sermos solidários e abertos a novas experiências.
    Juntos podemos ajudar nossos irmãos africanos a erguer a Africa do esquecimento ,da miséria,da fome,do analfabetismo,da grande taxa de morte e de guerras.
    Poderemos então dizer a toda voz : A Afica tornou-se um lugar realmente habitável e nós ajudamos.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Na África a continuidade dos conflitos armados, o avanço de epidemias e o agravamento da miséria marcam a história recente da África e contribuem para o isolamento económico do continente. Algumas nações alcançam relativa estabilidade política e desenvolvimento: é o caso da África do Sul, responsável por um quinto do PIB africano, graças à exportação de ouro, minério de ferro, diamante e carvão ...
    As perspectivas de desenvolvimento para este continente são pouco animadoras. Na África sub-sahariana, o número de pobres pode aumentar de 315 milhões em 1999 para 404 milhões em 2015, afetando perto de metade da população da região.
    A África também esconde vários tesouros como minérios e Animais raros que so existe lá, a África poderia melhorar para até um país desenvolvido se alguem tomar uma atitude ...
    Como no próprio video também o Egito foi provavelmente o primeiro estado a construir-se na África, há cerca de 5000 ANOS ...
    Ná africa há muitas riquezas como Jóias, tesouros, minérios, ...

    ResponderExcluir
  8. África, quando escutamos esse nome oque vem na nossa mente? Pobreza? Fome? Esquecimento?
    Tenho certeza que é isso que veio na sua mente. A triste realidade que a sociedade nos mostra é essa, mas será que desde o início do nome "África", foi assim?
    Historiadores que estudam a origem do homem sem relacionar com a religião, relatam que por escavações arqueológicas, os primeiros ancestrais da cadeia evolutiva humana, apareceram na hoje conhecida como África. Após essa descoberta, teorizaram que eles migraram para o resto do planeta.
    A origem de nós, humanos, começou na África, o território do início da vida e do ao mesmo tempo do fim.
    A África sofreu durante toda sua evolução, principalmente com o racismo, cujo estudiosos sociais, afirmam que é o principal fator que levou o continente a ficar tão atrasado na história.
    A exploração que sofreu da raça branca, ocasionou seu atraso. Além disso a exploração de uma terra tão rica também levou a África ser considerado socialmente um continente pobre. Além disso, ainda até os dias de hoje, ocorrem guerras civis dentro de países africanos, a fome e as doenças matam vários todos os dias. Mas será que o continente só tem problemas? Seria o continente que ninguém queria viver? A África tem vários países ricos, como por exemplo a África do Sul que sediou a Copa do Mundo de 2010. Há também vários empresários internacionais muito ricos que vivem na África.
    Devemos mudar nosso ponto de vista da África e visualizar com olhos críticos. Ela não está assim hoje porque quis, mas sim porque algo a fez se tornar assim. A mídia nos mostra o lado triste da África e não mostra a beleza das cidades e da geografia do continente. Citando isso, a África não é composta somente de deserto e savanas como imaginamos, no centro do continente há maravilhosas florestas latifoliadas cujo são comparadas com a nossa Floresta Amazônica. Concluíndo então que e África necessita de nossa ajuda, necessita do nosso apoio para não ficar parada no tempo e não servir de ponto de exploração para os mais "espertos". Devemos ajudar a África, não com olhares de brasileiros, mas sim com olhares de humanos, pois apesar das nossas diferenças, nós todos somos da mesma raça e merecemos ter os direitos iguais

    ResponderExcluir
  9. Na atualidade a África é também um continente de grandes números: segundo mais populoso do planeta, terceiro mais extenso, possui 20% da área de terra do planeta, mais de um bilhão de habitantes divididos em 53 países, no continente mais pobre do mundo, onde se extraem diamantes e ouro ao mesmo tempo em que milhares de pessoas morrem de fome e não é um pais muito favoravel a educação das crianças.E muito triste que isso aconteça com um país tão grande como a África, Essa poderia ser uma sucinta descrição do continente africano, mas a África e o continente da diversidade pode ser considerada uma marca desse continente, onde a pobreza de sua população convive ao lado de jazidas de petróleo, exploração de ouro e diamantes, há uma imensa diversidade da cultura religiosa, expressões artísticas, festas típicas, centenas de idiomas e dialetos falados entre os povos e as tribos que convivem entre guerras e períodos de paz, assolados pela fome que ameaça a vida de grande parte de sua população. As questões de saúde também são precárias no continente, que tem o maior índice de AIDS do planeta, com mais de um milhão de novos casos ao ano, além da malária, tuberculose e da meningite que atingem principalmente as crianças. O numero de crianças que morrem de fome e atingidas por essas doenças é alarmante,Estima-se que somente a AIDS já deixou mais de 12 milhões de meninos e meninas africanas órfãos, enquanto mais de 150 milhões passam fome. A fome, a falta de água, e os altos índices de doenças são agravados pelos conflitos armados ocasionados pela instabilidade política que existe na região. Alguns conflitos armados perduram por décadas sem chegar a um fim, comprometendo ainda mais a situação local,Continuando a traçar um perfil do continente africano nos deparamos também, além de sua inusitada diversidade sócio – econômica, com a diversidade geográfica e climática que é formada por imensos desertos ao lado de extensos e férteis vales. Compondo todo esse cenário a África é conhecida mundialmente pela suas riquezas naturais, principalmente pela beleza da vida selvagem ali existente, com animais de diferentes espécies que não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo,Assim podemos afirmar que a África é um continente com grandes potenciais humanos e naturais, com muitas riquezas para serem exploradas, um meio ambiente preservado, entretanto é necessário primeiramente que receba de outras nações auxílio efetivo não só com alimento e remédios para seu povo, mas com soluções para a paz de tantos conflitos que com certeza resultará em desenvolvimento para esse continente de tão grande contraste entre a riqueza e a pobreza, a exuberância da selva e o calor do deserto, a alegria e a fome. A áfrica é um continente tão grande mas algumas pessoas vê a áfrica tão pequena com tantos problemas.eu por exemplo não imagina que a áfrica era o maior continente depois da Asía adorei esse conteúdo e muito obrigado professora Vera por estar sempre nos possibilitando de novos conhecimentos....

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Na África a continuidade dos conflitos armados, o avanço de epidemias e o agravamento da miséria marcam a história recente da África e contribuem para o isolamento econômico do continente. A exploração que sofreu da raça branca, ocasionou seu atraso. Além disso a exploração de uma terra tão rica também levou a África ser considerado socialmente um continente pobre.
    Na África há mais de um bilhão de habitantes divididos em 53 países, no continente mais pobre do mundo, onde se extraem diamantes e ouro, ao mesmo tempo, milhares de pessoas morrem de fome e não é um país muito favorável a educação das crianças. África apresenta grande diversidade étnica, cultura e politica, e deixou visível as condições de pobreza.
    Também existem muitas doenças por lá, inclusive a AIDS que esta presente na maioria das pessoas que vive.
    África é rica no meu ponto de vista pois sua beleza é espetacular.

    ResponderExcluir
  12. Na África a continuidade dos conflitos armados, o avanço de epidemias e o agravamento da miséria marcam a história recente da África e contribuem para o isolamento económico do continentebilhão de habitantes divididos em 53 países, no continente mais pobre do mundo, onde se extraem diamantes e ouro ao mesmo tempo em que milhares de pessoas morrem de fome e não é um pais muito favoravel a educação das crianças.E muito triste que isso aconteça com um país tão grande como a África
    Africa em sua beleza agrega as mais belas paisagens e faunas,animais de toda sorte podem ser encontrados lá.Rios de grande importância e secas;florestas exuberantes e desertos e também magníficas montanhas.Berço de Grandes Civilizações e da própria humanidade.Com um contingente de artefatos e descobertas históricas enorme.
    Também existem muitas doenças por lá, inclusive a AIDS que passa de geração em geração e vai matando milhões de pessoas.
    A miséria só diminuiria se novas oportunidades de empregos fossem disponibilizadas através do governo, se as pessoas deixassem de ser egoístas e pensassem também no próximo.

    ResponderExcluir
  13. Apesar de a África ter vários animais lindos, florestas maravilhosas, uma cultura bem diferente e bem legal não quer dizer que não tenha um lado ruim. A África e constituída de pobreza e miséria em alta escala. Só porque ele e o segundo continente mais populoso e o terceiro mais extenso não quer dizer que suas condições de vida sejam boas. Em questão a educação, as crianças crescem analfabetas em meio a pobreza e a miséria, e os idosos sem atendimento medico e sem remédios. E pior, todos os anos milhares de pessoas morrem de fome e com doenças que nem imaginamos. Acho que o governo devia enviar uma verba para la para que as pessoas possam se sustentar e viver melhor. Se o governo quer tanto melhorar o mundo porque não começar por la, onde a vida e praticamente um desafio.
    Bruna de Camargo 8º24
    Parabéns prof pelo Blog esta ótimo agora que esta recheado de conteúdo e conhecimento espero que ele ajude vários alunos em seus estudos e tire duvidas e curiosidades das pessoas.

    ResponderExcluir
  14. AFRICA
    A Africa é o maior país, apresenta sua grande diversidade étnica e cultural, a pobreza é muito grande e normalmente crianças mulheres e etc... há mortes e tudo por causa da pobreza que há lá, a Africa ficou conecida como o berço da humanidade por habitar vários animais.
    O que nos chama bastante atenção é a pobreza que é constante lá e a doença AIDS que afeta pricipalmete a Africa Subaariana,a fome e a miséria é total e ainda reclamamos de nossas vidas, devemos pensr bem antes de falar qualquer coisa, pois pessoas como estas dariam tudo para ter um prato de comida ou uma vida tranquila e em paz.
    No 3° video mostra varias partes turisticas da Africa, e no 4° video vimos uma reflexão sobre o que devemos fazer em ossas vida.
    Emfim adorei ver os videos pois aprendi muita coisa com eles e espero aprender muito mais.

    ALESSANDRA HOEFLING 8°23

    ResponderExcluir
  15. A África é realmente um país muito pobre, onde estão os maiores índices de desnutrição, analfabetismo...
    A África tem sim, seus lugares tristes, de extrema pobreza, mas têm também suas belezas naturais, como sua incrível variedade de animais como: zebras, avestruzes, macacos, girafas e várias espécies de aves... E lugares realmente muito bonitos...
    Em 1884 sua situação começou a mudar, ela foi dividida, sem respeitar a cultura ou etnia da população, a colonização européia ainda deixou várias seqüelas, mas principalmente a miséria e a fome.
    África, invisível ou invisibilizada? Realmente, será que o continente africano é um país invisível, ou são as pessoas que não o enxergam, ou melhor, que tapam os olhos pra não vê-lo.
    Se os políticos parassem de olhar somente para eles, iriam ver que há muita coisa para se mudar, que há muito lugares que precisam de ajuda, que tem necessidades muito importantes para sua própria sobrevivência, eu só espero que quando eles abrirem os olhos para essa situação, não seja tarde demais... Mas que então nós comecemos a fazer uma parte, nem que seja uma pequena mudança, para que futuramente essa “pequena mudança” faça toda a diferença.

    Karine Flores 8ª24


    ResponderExcluir
  16. A África é um continente em que se encontra bastante diversidade cultural como conflitos armados, miséria
    belas paisagens,muitos animais, faunas etc...
    Simplismente nem tudo na África é belo, pois existe muita miséria, fome,guerra,preconceito entre tantas outras.O que nos chama atenção também é o isolamento econômico da África, pois esses isolamento econômico é devido a todos esses fatos que ocorrem no continente africano.
    Eu percebi também que a África esconde vários tesouros como minérios e animais raros que só existe no continente africano.
    Uma coisa que me chamou atenção também foi que o continente africano existe doenças que assolam, principalmente a AIDS que esta contribuindo para acabar com a população africana.
    A África também é grande exportadora de carvão, ouro, diamante e minério de ferro etc. Pois ela é responsável por um quinto do PIB africano.

    ResponderExcluir
  17. Bom eu entendi dos 4 videos que a miséria é uma coisa horrível como eles aparecem e estão, passando fome, frio enfim... Esses lugares tem um atividade econômica muito baixa pois a pobreza que eles se encontram é horrível é precária. A doença é uma delas principalmente a AIDS que é uma das causas de morte na África, e a fome que as crianças passam, da pena é uma sensação horrível que nos passa a cada olhada. Se as outras pessoas parassem de olhar só pra eles, iriam com toda a certeza ver quem mais precisa de apoio e amparo para as pessoas que tem necessidades de alimento e saneamento básico e um tratamento de saúde para aquelas pessoas que tem doenças como a AIDS ou outras doenças sexualmente transmissíveis. O governo tem que toma alguma providencia para que isso termine e ninguém mais morra de fome ou de doença.

    ResponderExcluir
  18. A África é muito rica no que se refere a fauna e a flora, estudos mostram que todos nós viemos de lá, por isso que se diz que a África é o "berço do mundo".Existem diversas etnias na África, cada uma com seus costumes, suas crenças.Também existem muitas doenças por lá, inclusive a AIDS que passa de geração em geração e vai matando milhões de pessoas.
    A miséria só diminuiria se novas oportunidades de empregos fossem disponibilizadas através do governo, se as pessoas deixassem de ser egoístas e pensassem também no próximo.Na África, alguns tem muito, outros não tem nada. Lá o que se ganha trabalhando, quase não dá pra comprar comida. O dinheiro que os trabalhadores ganham não atende toda as suas necessidades.A África também é grande exportadora de carvão, ouro, diamante e minério de ferro .Esse continente apresenta a terceira maior extensão mundial. é cortado pelo equador e pelo meridiano de Greenwich (parte ocidental). Na parte oeste, é banhado pelo oceano Atlântico; na parte sudeste, pelo oceano Índico; na parte leste, pelo mar vermelho e ao norte, pelo mar mediterrâneo.é um dos paises com mais pobreza do mundo.
    HENRIQUE KELLERMANN OU POLENTA 8ª24.

    ResponderExcluir
  19. Bom eu entendi que O continente africano sofre com vários problemas como guerras civis, AIDS, corrupção, miséria e a fome que causa desnutrição e a morte de muitos.
    Na África a luta para encontrar um prato de comida é enorme, as comunidades então repartem o pouco que têm entre si.
    A fome no continente africano tem sido um problema discutido mundialmente e, felizmente, os governos dos outros países têm se sensibilizado com essa situação e agora todos estão em busca de uma solução para amenizar este problema.
    O continente africano é um grande exportador de produtos oriundos de sua produção agrícola e mesmo assim não conseguem alimentar a sua população, a África apresenta um gigante número de pessoas subnutridas no qual lhe dá a condição de pior continente neste aspecto.E também AIDS é passada em geração em geração.
    O que eu espero é que as autoridades tomem alguma providência para que este problema possa ser amenizado já que resolvido pode ser uma tarefa difícil.
    Emyli Souza 8ª24

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. A Africa é um continente desconhecido que muitas pessoas ignoram as dificuldades que a maioria das pessoas sofrem la um continente cheio de problemas.
    A miséria,a corrupção a fome e a falta de saúde é muito grande na Africa é muito fácil pegar doenças é triste ver pessoas desnutridas ver as pessoas passando fome e pensar que ninguém se importa com o que esta acontecendo com a população adoecendo ,passando fome e morrendo é triste ver que nem mesmo o governo dos outros continentes ajudam a africa só se importam consigo mesmo muitas pessoas sofrendo mais e mais a cada dia. Devíamos ajudar esse povo afinal somos todos humanos e ninguém vale mais que o outro devíamos parar de nos preocupar apenas com nos mesmos e tentar ajudar esse continente quase desconhecido por a maioria das pessoas afinal é um continente com belas paisagens e grandes culturas e seria melhor ainda se não houvesse pessoas passando por miséria por dificuldades naquela região.

    Talisson 8ª24

    ResponderExcluir
  22. A Africa é um continente de grande extensão territorial,e com um grande número de habitantes de diversas classes sociais,a maioria muito pobre,há lugares em que a miséria é degradante,principalmente mulheres e crianças morrem devido á falta de comida, e a diversos tipos de doenças que se alastram cada vez mais,principalmente pela falta de cuidado das autoridades desse país.
    Por outro lado também se encontram as classes mais altas principalmente nas principais capitais , e nos locais onde possuem maior desenvolvimento econômico.
    Ha uma grande exportação de diamante,ouro,carvão e minério de ferro que gera grande rentabilidade ao país.
    Diz-se que a Africa é o berço do mundo, porque foram encontradas várias fósseis de milhões de anos que comprovam essa crença de que lá surgiu o homem.
    Fala-se várias línguas neste país,inclusive o português.É um país com uma imensa fauna e flora, encontram-se vários tipos de animais não existentes no brasil,possui culturas diversificadas e grande religiosidade.

    Douglas Kroth 8ª23

    ResponderExcluir
  23. Hoje em dia a imagem da África divide-se entre os que veem o continente como um lugar de animais selvagens e belas paisagens e os que o veem como um lugar esquecido que para nós não é de muita importância, mas o que muitos esquecem é que segundo o que sabemos, toda a vida começou na África, os primeiros esqueletos de seres mais evoluídos foram encontrados no território africano. A África com todo o processo do Apartheid e de colonização dos outros países, se tornou esquecida e excessivamente explorada pelos outros países, o que fez com que a fertilidade de seu território fosse saturada. O grande percentual de pessoas infectadas por doenças sexualmente transmissíveis, principalmente a AIDS faz com que o continente tenha uma alta taxa de mortalidade de jovens, adultos e crianças que já nascem com o vírus e as condições precárias de vida fazem com que a expectativa de vida da população seja menor ainda. A maior parte dos países do território africano sofre com a extrema pobreza, porém existem alguns países que estão em melhores condições financeiramente, como África do Sul, cujo a condição melhorou após a Copa do Mundo que rendeu muita publicidade e lucro ao país. Os vídeos apresentados contam a história da África com imagens inacreditavelmente diferentes, um deles mostra a beleza das paisagens, os animais os pontos turísticos, por outro lado, o outro mostra a população sofrendo com a pobreza e as doenças, que é provavelmente a realidade mais vista, e o outro vídeo nos mostra também a parte "técnica" com informações sobre o território. Acredito que os governos dos outros países deveriam se envolver mais e se preocuparem mais com o continente africano dando o apoio necessário para o continente se desenvolver de forma plena, porque com todas as suas riquezas naturais o continente realmente tem um grande potencial a ser desenvolvido. A cultura da África também é algo que deveria ser mais explorada por ser tão rica e por ter dado origem a muitas de nossas tradições atuais. Em suma, a África é um território com muito potencial e que deve ser mais valorizado por todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os videos mostram a verdadeira África,a fome,o sofrimento,e a pobreza.Mas também mostra um pais guerreiro que luta pelos seus objetivos.A africa tambem sofre com a AIDS que esta se tornando agravante pois o numero da mortalidade cresce a cada ano no pais.os governadores precisam tomar providencias emergencias para conter a taxa,criando auxilio a população.É comum a TV mostrar.mas ela só mostra aparte que a intereça ou melhor que da "audiência".
      a África é tambem um pais de diversificada etnia,Lá o que se ganha trabalhando, quase não dá pra comprar comida. O dinheiro que os trabalhadores ganham não atende toda as suas necessidades.A áfrica é um continente tão grande mas com tanta pobreza concluindo a africa é magnifica mas de um geito pobre.
      VINÍCIUS ANDRADE 8°24

      Excluir
  24. A África é o terceiro continente mais extenso do mundo,ficando atrás apenas da Ásia e das Américas. Sua área total é 30.221.532 km2. O seu maior país é o Sudão. Tem países como o Egito,Etiópia,Angola,Guiné-Bissau,Moçambique,Argélia,Marrocos,África Do Sul e outros mais.
    A África é separada da Europa pelo Mar Mediterrâneo. O seu relevo é planáltico de altitude de 750 metros. O clima é equatorial,desértico,tropical,mediterrâneo. Na sua hidrografia há rios extensos e volumosos onde existe vegetação de clima e floresta equatorial. No norte e sul como a região é menos úmida existem poucos rios. O rio Nilo é o 2º rio mais extenso do mundo. A vegetação é composta por savanas e estepes que reúnem antílopes,elefantes e girafas;vegetação mediterrânea no litoral do Mar Mediterrâneo;floresta equatorial com aves e macacos;regiões desérticas tendo como exemplo o deserto do Saara.
    O continente Africano é considerado o "berço da humanidade" pois foram encontrados antigos fósseis de 5 milhões de anos do 1º homem chamado hominídeo. Tem importância na Antiguidade clássica com ênfase às Pirâmides do Egito,sendo este Estado da África há 5.000 anos.
    Em 1884 as potências coloniais européias dividiram o continente africano a favor dos colonizadores. Cinco países foram colônias portuguesas tendo como língua oficial o português. Não foi levado em conta as diferenças étnicas e culturais tendo como consequencia guerras civis,muitos refugiados. Na Guerra Fria ficou sob os interesses dos EUA e URSS. Na África do Sul foi feito o Apartheid onde foram tomadas medidas segregacionistas,da exclusão racial. O Apartheid só terminou em 1994 havendo assim a libertação de Mandela,o principal líder negro contra a segregação racial,sendo eleito o 1º presidente negro da África Do Sul.
    A África tem uma grande diversidade geográfica,étnica,cultural. É um continente também excluído com grandes dificuldades econômicas e sociais. A pobreza é grande,sendo que dos 30 países mais extensos do mundo,21 são africanos.
    A fome é um problema sério onde milhares de pessoas morrem de fome. Na África Subsarina a principal doença é o HIV.
    O Continente Africano diante de tantos problemas sociais e econômicos precisa de uma maior atenção da população mundial,dos governantes.

    ResponderExcluir
  25. A África é um continente do qual possui muitas falhas, tanto na administração política quanto na distribuição de verbas. As pessoas que governam a África parecem não se importar com o povo, pois pecam na distribuição, guardam os maiores investimentos para as capitais, locais onde ha maior concentração de pessoas mais bem remuneradas. Quando pensamos na África, logo nos vem à cabeça a pobreza, isso porque a África é o continente mais pobre do mundo, em relação à renda per capita.
    A África é um continente que tem uma grande diversidade de paisagens naturais, tanto é que é uma região de frequente turismo, onde os turistas aproveitam belos safáris, onde exploram a parte menos impactante da África. As pessoas deveriam ter vergonha de ir até a África, apenas para ver belos animais sendo que milhares de pessoas morrem de fome a cada dia que passa, as doenças também prejudicam a vida do povo africano, não possuem hospitais apropriados para receber essas pessoas.
    Existem inúmeras instituições que não são ligadas ao governo que ajudam a população da África, inúmeros voluntários vão até a África para atenuar as falhas no sistema de saúde.

    Marcelo Malheiros 8ª24

    ResponderExcluir
  26. Entendi que a África é o terceiro continente mais extenso atrás da Ásia e das Américas e também que a África apresenta uma diversidade étnica, cultural e política muito grande, e que lá pode ser facilmente vista a extrema pobreza e também a subnutrição, analfabetismo, baixa expectativa de vida, sendo assim este não é um lugar muito bom para se viver.
    A África possui uma diversidade de animais muito grande como leões, macacos, zebras e etc.
    A África também é um local onde varias pessoas morrem por causa da Aids.
    Entendi também que esse continente apresenta a terceira maior extensão mundial. É cortado pelo equador e pelo meridiano de Greenwich. Na parte oeste, é banhado pelo oceano Atlântico; na parte sudeste, pelo oceano Índico; na parte leste, pelo mar vermelho e ao norte, pelo mar mediterrâneo.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Em todos países existe pobreza, de modo mais abundante ou menos. Mas o continente onde existe mais pobreza em todos os aspectos é em África. É o continente que mais precisa de ajudas, e muitas vezes as ajudas são uma gota no oceano porque a pobreza é imensa e as ajudas não chegam para tudo. África é dos continentes que mais sofre o impacto dos desequilíbrios em termos de desenvolvimento. É o continente mais pobre do mundo e possui o maior índice de mortalidade infantil. 2/3 da população está abaixo do limiar da pobreza.
    A África é também o continente onde os Estados investem menos em saúde. Como por exemplo, na Tanzânia e em Malawi, existem apenas dois médicos por cada cem mil habitantes. Muitas regiões não têm ambulatório nem laboratórios. Não têm acesso a medicamentos. Não há tratamentos. Há falta de hospitais, de médicos e de equipamentos de saúde.
    Todas estas doenças, e toda a falta de condições de saúde, fazem com que a população africana viva em sofrimento e em pobreza, porque ao estarem doentes são excluídos da sociedade e vivem longe de tudo e de todos, sem nada, como se fossem embora para morrerem sozinhos, o que acontece especialmente às vítimas da lepra.
    E é em tudo fatores que contribuem para a degradação do continente, tornando-o mais pobre. São doenças que matam milhões de pessoas em África e que se curam no resto do mundo.
    Diariamente morrem pessoas à fome. Com todas as doenças e com a fome por que passam, e todos os outros factores negativos as pessoas têm uma maior probabilidade de morrer e de viverem numa pobreza extrema pois vivem na miséria e não têm as condições necessárias para serem ajudadas e para viverem dignamente.
    Porque tanta pobreza? mesmo em nosso Brasil que diz que é pais de terceiro mundo, tem muita pobreza ainda.
    tudo que vejo são pessoas desesperada com fome e a esperança no olhar esperança essa divina pois ali só milagre para ajudar amenizar essa tortura de vida sem expectativa nenhuma vai se empurrando o dia a dia como uma faca em seu peito entrando e saindo com tanta miséria já não se sabe se é melhor viver ou morrer.
    Isso é realmente vergonhoso.

    Mariele Beuter 8ª 24

    ResponderExcluir
  29. A África é o continente –e não um país, como alguns disseram- mais pobre do mundo. Os colonizadores da áfrica retiraram grande parte de suas riquezas, e há muito descaso e corrupção por parte das autoridades africanas, esse é um fator predominante no empobrecimento da África.
    Os povos na África são caracterizados pela miséria, pelas guerras, pela corrupção e por sofrimentos incontáveis, a África ainda sofre com problemas de crescimento. Boa parte da população encontra-se na pobreza, no desespero.
    A pobreza não os permite melhorar a qualidade de vida, incluindo o alimento, a moradia, a água, e também a ausência da oportunidade de aprender e melhoria no emprego.
    As doenças, em especial a AIDS, malária e tuberculose afetam grande parte dos africanos. A África não é invisível, e sim, invisibilizada. Parece-me que além do descaso do mundo em relação a esse continente, há também desamor por parte das autoridades corruptas que lá governam, pois não é possível que as autoridades não se preocupem com o que acontece no seu continente e permaneçam intactos.
    Fingimos que não sabemos que o berço do mundo precisa de ajuda. O mundo é um só, não deveríamos ser tão individualistas. O fato de agirmos como se os povos da África –e outros que passam por situações parecidas– não fossem um problema nosso é preocupante, porque eles são sim um problema nosso, e um problema do mundo.
    Érika Rodrigues. 8°24

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Os videos nos mostra a Africa um continente tão extenso, com uma fauna e flora muito rica, mas isso talvez esconda um outro lado do continente, que é a pobreza, o analfabetismo, a baixa expectativa de vida de sua população. Guerras, violencias é o que separa a população, talvez seja um dos tantos problemas da população africana, juntamente com as doenças, a principal delas sendo a AIDS, matando muitas pessoas, a AIDS no continente é uma doença que tomou espaço. Paramos para nos perguntar: É nós que nao conhecemos a africa? ou, Nós que conhecemos mas fingimos não conhecer? Talvez a mudança de tudo está nas pessoas, na população que não enxerga a realidade. A imagem é a gente quem faz, então só vão conhecer realmente a Africa no seu todo quando começarem a se importar com o conhecimento para poderem falar,para mudar muitos conceitos sobre a Afica. A mudança tem que começar por nós, as pessoas de hoje enxergam apenas o que querem, o que interessa a elas, não olham para o lado, a pessoa que passa fome, frio e a pessoa doente. A população humana hoje em dia é muito ignorante em relação a isso, pois o que importa é sua felicidade, seu bem estar, enquanto esse pensamento não mudar, a situação do mundo, da africa também, vai continuar o mesmo, coisas lamentaveis...

    ResponderExcluir
  32. O que pensar da África que nunca vimos?
    Ao citarmos o continente africano o que nos vem á mente é uma terra povoada por animais ferozes habitadas por negros pobres desnutridos onde acontecem saraus safáris terra sem dono e no maior abandono.
    Em 1984 na cidade de Berlin o continente africano foi dividido pelos europeus de uma maneira estúpida, artificial por imposição militar sem respeitar a vontade do povo as etnias existentes a cultura desenvolvida e adotada pelo povo, sem dar importância aos anseios as vontades os sonhos da população africana. Sem fronteiras definidas nem leis pré estabelecidas tomaram parte de áfrica: Espanha, Itália, França, Reino Unido Alemanha, Portugal e Bélgica.
    Essa mistura de raças culturas interesses atuou diretamente na vida social e econômica dos africanos. Tribos ficaram divididas, algumas inimigas ficaram próximas gerando desentendimentos guerras revoltas e mal esta situação da África era de um verdadeiro caos. Regiões mal administradas e mal atendidas tinham como fruto um povo descontente e infeliz sempre de arma em punho e pronto para lutar. A áfrica era um verdadeiro desgoverno.
    Com o final da segunda guerra mundial a Europa ficou muito empobrecida e muitos países sem condição de continuar com o domínio sobre a áfrica, perdendo o controle. Sobre a áfrica giravam os interesses dos E.U.A e da União Soviética. Ideologias e interesses contrários minavam o continente que se apresentava como um barril de pólvora pronto para explodir a qualquer momento essa situação gerou várias guerras civis entre irmãos dando origem a miséria doenças, abandono, falta de alimento. Ficamos impressionados ao olhar fotos que mostram a situação do continente africano: crianças esqueléticas, famintas sem lar sem casa sem família, adultos desnutridos abandonados jogados a própria sorte milhões de refugiados andando de um lado para o outro, jogados nas ruas doentes sem atendimento médico uma desvalorização total da raça negra. A AIDS tomando conta da população, continente onde se essa doença mais se estabelece. Regime de governo que estabelece a segregação racial, proibi casamento entre raças diferentes, estabelece áreas só para brancos, sem leis sociais políticas que protejam a população negra.
    No meio de toda essa miséria eis que surge um lide Nelson Mandela lutando pelos negros pelos pobres e excluídos foi um anjo de luz que se estabeleceu sobre o continente africano mudando ou tentando mudar a cultura e o meio de vida do povo africano foi o primeiro presidente negro da áfrica
    A evolução do homem africano dês dos seus primórdios foi a mesma em toda terra a áfrica se desenvolveu aos poucos formando grandes territórios. Cidades modernas arquitetônicas desenvolvimento político econômico cultural social trouxe progresso para o continente africano. O povo acompanhou esse desenvolvimento conhecendo sua historia e sua cultura pois sem isso o continente seria como uma arvore sem raiz.
    A áfrica ainda e um continente que precisa de mudanças, para que isso aconteça é preciso que ela seja vista pelo resto do mundo com outros olhos do progresso da riqueza da inclusão e com os mesmo direitos dos demais continentes do mundo.


    ResponderExcluir
  33. Os vídeos visualizam a parte geografia e histórica da África. Um país que é rico em questão da natureza por causa de suas faunas e floras que são magnificas, mas muito pobre em questão do modo que vive a população de lá.
    Como todos sabemos a África abrange uma extensa área, sendo o terceiro maior continente do mundo. Esse país é o que contém mais miséria no mundo, com milhares de pessoas sofrendo, passando por muitas dificuldades que para qualquer outro ser humano seria o básico, tais como: água, mantimentos, higiene, luz elétrica, educação, entre outras necessidades.
    Pessoas desnutridas, raquíticas, com AIDS, HIV, malária, com variados tipos de doença desde a mais simples a mais complicada. Muitas vezes doenças que com uma simples injeção preventiva resolveria, não precisariam passar por toda a dor que a doença traz, todo o sofrimento.
    Mas a população da África apesar de tudo, sempre seguem sua religião, sua crença.
    É importante que demos tanto valor a África quanto damos ao nosso continente, pois foi lá que começou todo o desenvolvimento do ser humano, é o berço do mundo, de significado extremo, de natureza insubstituível. Onde arqueólogos encontraram nossos ancestrais por meio de escavações, o que nós nos devemos perguntar é: onde toda a evolução do ser humano se tornou possível e ocorreu à criação é onde vai acabar com seres humanos morrendo? Alguma parte disso é justo?
    A África é um paraíso que devemos cuidar como se fosse nossa casa, mas não só sua paisagem, mas também da população que só precisa de um pouco de cada um de nós para melhorar, a força de vontade deles é muito grande e devemos valorizar isso e nos por numa situação como a que eles passam. Não devemos tratar ninguém com indiferença, então olhemos para África como seres humanos que apesar de sermos de diferentes tipos raciais somos todos iguais e eles realmente merecem essa igualdade mais do que qualquer um de nós.

    ResponderExcluir
  34. A África é um continente que é caracterizado por ter muitas condições de pobreza mas, também tem muitas características positivas, sendo o 3º continente mais extenso,apresennta uma grande diversidade étnica,cultural e política,é o continente mais pobre de todos,tem muitos casos de desnutrição,analfabetismo,baixa expectativa de vida entre outras características.
    Cinco de seus países foram colônias portuguesas e usam o português como língua oficial, a história da África é caracterizada por datar a Antiguidade Clássica,o Egito foi provavelmente o estado a contituir-se na África há cerca de 5.000 anos,a África é separada da Europa pelo mar mediterrâneo,tem o clima equatorial,tropical,desértico e mediterrâneo,suas regiões norte e sul praticamente tomadas por desertos,possui relativamente poucos rios,a maior importância cabe ao rio Nilo, o 2º mais extenso do mundo,o comprimento dele é maior á 6.500 km,nas áreas de clima equatorial as chuvas são mais abundantes o ano inteiro,ao norte e sul o verão é menos úmido e a região é sujeita a influências marítimas,ao longo do litoral do mar mediterâneo e da África do sul,sobressai a chamada vegetação mediterânea,formada por arbustos e gramíneas.
    Tudo começou a piorar quando em 1884 as potências coloniais europeias decidiram dividir o continente,com a 2ª Guerra Mundial a Europa fricou enfraquecida e acabou perdendo o controle de sua colônias na África,durante a Guerra Fria os países africanos continuaram subjulgados aos interesses ora dos EUA ora da URSS, as guerrs entre as tribos se espalhavam por várias partes do continente,a colonização europeia deixou muitas outras sequelas entre elas: a miséria,milhões de refugiados,a fome,as doenças principalmente a AIDS, o maior número de casos de pessoas com AIDS concentram-se no sul da África.
    Muitas pessoas ficam na dúvida até os dias de hoje:África,um continente em extinção? um continente sem história?
    A África é considerada o berço das civilizações porque podemos verificar que passando por ancestrais pertencentes a várias espécies do gênero Australopithecus e às espécies primitivas do gênero Homo,diferente de como as pessoas vêem a África que é um país muito bonito em algumas cidades como Joanesbrugo por exemplo,e tem também uma cultura muito dispersa.

    ResponderExcluir
  35. Estes vídeos nos mostram a realidade que várias pessoas enfrentam bem diferente da nossa,a vida para essas pessoas se tornam impossíveis, essas pessoas passam por condições desumanas e nós estamos acostumados a ter tudo e eles nada,então eu imagino se eu fosse essas pessoas,onde eu estaria agora.Adorei os vídeos pois são realmente muito chocantes e fazem a gente pensar bem no que estamos fazendo,a vida é isso,umas pessoas nascem com sorte e outras não.Podemos ver a situação dessas pessoas que estão expostas a doenças,á animais selvagens á tudo.Então vamos nos conscientizar que estamos em mundo onde algumas pessoas não tem vez e nós poderíamos ajudar essas pessoas,pelo menos fazendo uma oração ou algo que vá ajudar,acredito que há pessoas de bom coação que realmente procuram ajudar á essas pessoas.Temos que agradecer por onde estamos agora,penso se eu não tivesse o que comer como seria.Dá muita pena de ver pessoas desse jeito sofrendo demais,rogando por água e comida,rogando por vida,o que também me chamou muita atenção que essas pessoas não tem muita ajuda,sofrem com doenças como HIV e não tem nenhum cuidado nescessario que deveriam ter.Se todos nós pudéssemos ajudar o mundo não estaria assim.
    Patrícia 8ª23

    ResponderExcluir
  36. Assistindo os vídeos, além do conhecimento adquirido sobre a África, o que realmente me impressiona é saber que num mundo tão evoluído em alguns aspectos, as pessoas não fazem algo de verdade pra ajudar uma população que vive de uma forma tão miserável e tão sofrida. A imagem da pobreza mostrada nos vídeos é tão forte que me fez pensar como muitas vezes nos preocupamos com coisas tão fúteis enquanto muita gente morre de fome ainda nos dias de hoje. Fica pra mim a ideia de um continente contraditório em todos os aspectos, por exemplo, possui uma natureza exuberante e lugares desérticos e foi considerado o “berço da civilização” e hoje a grande maioria é uma "civilização de esquecidos".

    ResponderExcluir
  37. Esses quatros videos mostram muito a realidade Africa e na Africa do Sul.
    A áfrica é considerado um dos países mais pobre de todos os tempos, onde que as pessoas de lá sofre com a crise de fome, epidemia de doenças contagiosa, vírus da AIDS, praga e muitos outros problema que a áfrica vem enfrentado.
    Mostrando que na Africa tem muitos defeitos. Exemplos: Administração politica, as pessoas que governam a Africa parecem que não se importam nem um pouco com o povo, pois pecam muito na distribuição de verbas em todo o seu pais.
    Na África morem todos os dias um numero muito alto de criança por causa da desnutrição e principalmente por causa da fome, onde que existem vários tipos de causas de fome enfrentadas pelo país.

    ResponderExcluir
  38. África é um continente marcado pelos últimos séculos , onde os europeus com a expansão economica explorou grandes partes das riquezas da África deixando o continente em um eterno conflito de fronteiras e de religiões, ainda hoje muitos países ricos exploram a economia africana , a África recebe bilhoes de dólares de doaçoes [ONU,UNICEF]. O dinheiro só serve para enriquecer o bolso dos políticos que deixam seus habitantes morrerem de fome, sede, desnutriçao, e etc...
    O H.i.v está fazendo vítimas no continente africano , milhões de pessoas morrem por causa dessa doença, 2/3 da população da África está abaixo da linha de pobreza,A Africa apesar de tudo tem suas riquezas que sao exploradas e nao geram lucros a sociedade o desemprego é alto,a AFRICA é o continente mais pobre do mundo, e que tem os maiores índices de mortalidade infantil a gente vê na tv nos jornais vivem fazendo matéria la mostrando a pobreza que tem na Africa mas por que que não ajudam, mostrar a desgraça dos outros é fácil a Africa também tem tem seu lado bom coisas legais mas tudo que as pessoas passam la nem lembram que e la que tem animais que todos adorariam conheçer mas so tem la ,e la tem muita riqueza diamantes mas nao usam para ajudar seu pais ,continente as televisões adoram dar dinheiro para quem ja tem de sobra para fazer um quadro que nada ver entao porque que não ajudam eles diretores de novelas adoram fazer novelas la e triste ver crianças morrendo e isso tem que acabar.
    Sabrina Godoy 8ª24

    ResponderExcluir